quinta-feira, 27 de março de 2008

No fear.

Ter medo de dentista é uma coisa. Mas de avião deve ser pura paranóia devido aos dois acidentes ocorridos aqui no Brasil em menos de 1 ano. E os dois foram tragédias, com nenhum sobrevivente. Só isso já causa uma certa trava mental, psicológica e, no meu caso, só de falar em aeroporto, ainda mais de São Paulo, eu já fico um tanto quanto...perturbada.
Mas, de onde vem essa paranóia, que se transforma em medo e tensão ? Dizem que a maioria das coisas é psicológica, então nesse caso um trabalho de auto-controle deve ajudar. O problema é saber utilizar corretamente esse auto controle, porque do contrário você pode acabar piorando a situação.
Com dentistas é o exemplo mais claro disso. Eu sento na cadeira, ele olha como está tudo, aí se prepara. E me pergunta:
- Quer anestesia ?
- Vai ter motorzinho né ?
- Vai.
- Então pode colocar. Mas coloca bastante, se possível pra amortecer o som também.

Porque, uma coisa eu já concluí. Um dos grandes causadores do meu pavor dos Doutores-da-Boca, é o som. O som daquela broca, mesmo sem estar em contato com o dente me faz ter arrepios profundos. Quando ele encosta aquilo no dente, eu simples e involuntariamente cruzo meus braços e fico dura. Pareço um sarcófago de tão tensa que fico, e o pior é que eu, tendo tanto medo da dor (que é o outro grande fator-causa), começo a tremer. Mas não é uma tremidinha daquelas de mão, e nervosismo. É o corpo todo, da cabeça até os pés. É desesperador.

Hoje em dia, parece haver um complô (ou deve ser minha imaginação fértil contra os dentistas) entre Odontologia e Alimentação. Porque...antigamente, primeiro ninguém ficava acima do peso fácil e outra: os dentistas eram privilegiados, justamente por haverem poucos e pouco trabalho para eles ! Os alimentos não eram tão perecíveis quanto hoje. (Aliás, hoje o que é feito para durar ?)
Agora não, em toda esquina tem algum cirurgião dentista, algum ortodontista, enfim...a boca está na era de aquário: o que ela quiser, vai conseguir. Consultórios são como os salões de beleza: todo lugar tem um.
É por isso que eu prefiro adquirir uma mania maior de escovar os dentes (tipo 6x por dia) e não comer coisas que os prejudiquem a curto prazo. Dentista pra mim é sinônimo de dor nos ombros, taquicardia e tremedeira.

E que ironia, depois disso tudo, ainda tenho que sorrir pra ele
.

Nenhum comentário: